sábado, 5 de janeiro de 2013

Como é que pode ser influenciada a velocidade de uma reacção química?

A velocidade de uma reacção química depende da natureza dos reagentes e das condições em que é realizada. Os factores que influenciam a velocidade de uma reacção química são:



  • Concentração dos reagentes:

A concentração é uma forma de expressar a quantidade de soluto que está dissolvido num determinado volume de solvente.
Quanto maior a concentração dos reagentes, maior será a probablidade de haver colisões efectivas entre suas partículas e maior será a velocidade da reacção.









  • Estado de divisão dos reagentes sólidos:



Quanto maior é o estado de divisão dos reagentes sólidos (maior superfície de contacto), maior é a velocidade da reacção. Por exemplo, numa serração existe perigo de explosão porque a combustão da serradura é muito mais rápida do que a combustão da mesma quantidade de madeira num bloco compacto. Quanto mais dividido se encontra um reagente sólido, maior é a sua superfície de contacto com o exterior e mais facilmente reage.

  • Temperatura:



 
Quanto maior for a temperatura a que ocorre a reacção química, maior é a velocidade de reacção.

  • Luz:
Permite aumentar a velocidade de algumas reacções químicas. Por exemplo, a fotossíntese não ocorre sem luz.
 
 
  • Catalisadores:
Os catalisadores são substâncias cuja presença permite modificar a velocidade de uma reacção química, não sendo consumidos.
Os catalisadores que aumentam a velocidade das reacções chamam-se catalisadores positivos e os que diminuem, chamam-se, inibidores.
As enzimas são catalisadores de origem biológica muito importante para os organismos vivos, tendo também já vasta aplicação tecnológica.
 


Como pode ser medida a velocidade de uma reacção química?
 
Para medirmos a velocidade de uma reacção devemos medir a quantidade de reagente que "desaparece" ou a quantidade de produto que se "forma" num determinado espaço de tempo.
 
Por exemplo:
CO + NO2 → CO2 + NO
Podemos medir a velocidade da reacção quimíca, medindo as quantidades de CO ou de NO2 que "desapareceram" ou as quantidades de CO2 ou de NO que se "formam" por hora, por minuto por segundo, etc.


 

 
 
Este procedimento é semelhante ao da medida da velocidade de um automovél, quando mencionamos "quantos quilómetros por hora são percorridos" ou por minuto, ou por segundo, etc.









O que é a velocidade de uma reacção química?

Como já te expliquei, durante uma reacção química, os reagentes reagem entre si dando origem a novas substâncias, a que chamamos produtos de reacção. Estas reacções não ocorrem todas à mesma velocidade. Umas podem ser instantâneas e outras podem demorar milhares de anos.
Resumindo e concluindo, a velocidade de uma reacção química é a rapidez com que os reagentes se consomem e os produtos de reacção se formam. Muito mais simples do o que parece, certo??!


Um exemplo de uma reacção química: A fermentação do suco de uva, utilizada na produção de
vinho, pode demorar meses até ser completada.



Um exemplo de uma reacção química rápida é o caso de uma explosão que ocorre instantaneamente.