sábado, 5 de janeiro de 2013

Como é que pode ser influenciada a velocidade de uma reacção química?

A velocidade de uma reacção química depende da natureza dos reagentes e das condições em que é realizada. Os factores que influenciam a velocidade de uma reacção química são:



  • Concentração dos reagentes:

A concentração é uma forma de expressar a quantidade de soluto que está dissolvido num determinado volume de solvente.
Quanto maior a concentração dos reagentes, maior será a probablidade de haver colisões efectivas entre suas partículas e maior será a velocidade da reacção.









  • Estado de divisão dos reagentes sólidos:



Quanto maior é o estado de divisão dos reagentes sólidos (maior superfície de contacto), maior é a velocidade da reacção. Por exemplo, numa serração existe perigo de explosão porque a combustão da serradura é muito mais rápida do que a combustão da mesma quantidade de madeira num bloco compacto. Quanto mais dividido se encontra um reagente sólido, maior é a sua superfície de contacto com o exterior e mais facilmente reage.

  • Temperatura:



 
Quanto maior for a temperatura a que ocorre a reacção química, maior é a velocidade de reacção.

  • Luz:
Permite aumentar a velocidade de algumas reacções químicas. Por exemplo, a fotossíntese não ocorre sem luz.
 
 
  • Catalisadores:
Os catalisadores são substâncias cuja presença permite modificar a velocidade de uma reacção química, não sendo consumidos.
Os catalisadores que aumentam a velocidade das reacções chamam-se catalisadores positivos e os que diminuem, chamam-se, inibidores.
As enzimas são catalisadores de origem biológica muito importante para os organismos vivos, tendo também já vasta aplicação tecnológica.
 


Sem comentários:

Enviar um comentário