domingo, 2 de dezembro de 2012

Olá, eu sou a Maria e tenho 13 anos! Estou a fazer este blogue no âmbito da disciplina de físico química. Espero esclarecer todas as dúvidas de alunos da minha idade que acham a disciplina aborrecida e ajudar-vos a ver a disciplina de uma perspectiva diferente,passando a gostar dela, porque eu ADORO!! :)




Neste blogue não vou abordar todas as matérias, apenas aquelas que considero mais interessantes, começando pelos processos físicos da separação!!!











Quais são os processos físicos da separação de misturas?

Os processos de separação baseiam-se nas diferenças das propriedades físicas das substâncias que constituem a mistura, assim chamando-se processos físicos de separação. Podem separar misturas heterogéneas  (mistura na qual é visível a existência de diferentes constituintes ) ou homogéneas(mistura na qual são se destingem os seus constituintes).

Separação de misturas heterogéneas:
  • Peneiração-usada para separar misturas sólidas constituídas por partículas com tamanhos diferentes, passando a mistura através de uma rede de peneiros.

 
  • Sublimação- usada para separar uma substância que sublime facilmente de outras com menor facilidade em sublimar ( exemplo-iodo). Aquece-se a mistura e os seus vapores em contacto com uma superfície fria voltam ao estado sólido.
 
 
 
 
  • Separação magnética- usada para separar um dos componentes de uma mistura sólida com propriedades magnéticas. Utiliza-se um íman para atrair essas substâncias, separando-as da mistura.
  • Decantação- usada para separar partículas sólidas que se encontram numa solução. Inicialmente, deve deixar-se repousar a mistura para que as partículas com maior densidade se depositem no fundo do recipiente. Depois cuidadosamente transfere-se o líquido para outro recipiente com a ajuda de uma vareta. Este processo não nos permite a separação completa do sólido. É utilizada por exemplo para separar areia de uma solução.
  • Filtração- usada para separar um sólido de um líquido,fazendo passar a mistura por um filtro que retém as partículas sólidas. Este processo não permite separar as pequenas partículas sólida que ainda permanecem em suspensão numa solução.
  • Centrifugação- usada para separar partículas de pequeníssimas dimensões que se encontram em suspensão num líquido.A separação é conseguida, fazendo girar a mistura a grande velocidade. Devido à rotação as partículas sólidas são projectadas para o fundo do recipiente.
  • Decantação em funil- usada para a separação de vários líquidos de densidades diferentes. A mistura é colocada num funil de decantação e deixada a repousar para total separação dos líquidos- os líquidos formam várias camadas, o de maior densidade na camada inferior e o de menor densidade na camada superior. Por fim, separa-se o líquido da camada inferior, abrindo a torneira do funil de decantação.

Sem comentários:

Enviar um comentário