domingo, 2 de dezembro de 2012

Reacções Químicas:




 
Eu- Olá! Sinceramente, eu não percebi patavina desta matéria por isso pedi ajuda ao meu amigo cientista Alfredo Einstein. Se há alguém que percebe disto é ele e a minha professora Lúcia Ferraz!! :)


Alfredo- Olá, eu sou o Alfredo e vou vos explicar tudo o que precisam de saber sobre reacções químicas para terem 100% no teste.

  • Todas as substâncias que nos rodeiam, podem transformar- se, originando ou não novas substâncias.
  • Se o resultado da transformação é a alteração do estado físico: estado de divisão ou posição de uma substância, trata-se, de uma transformação física.
  • Se o resultado da transformação for a formação de novas substâncias, então, trata-se de uma transformação química.
  • exemplos de transformações químicas: fotossíntese e a respiração
 
  • As transformações químicas podem ser descritas através de esquemas de palavras. Por exemplo da fotossíntesse:
  • água (l) + dióxido de carbono (g)_LUZ_glicose (s) + oxigénio (g)
     
  • As letras que  aprecem entre parênteses são os símbolos de estado e indicam o estado físico em que se encontram os reagentes e os produtos de reacção.
 
 
 
Como detectar reacções químicas?
 
  • Libertação de um gás
  • Alteração de cor
  • Variação de temperatura
  • Variação de volumeAparecimento/ Desaparecimento de um sólido
  • Variação de volume



Alfredo- Espero que a minha explicação te tenha ajudado a compreender os meus pensamentos avançados de reacções químicas!!! Sempre que precisarem de mim para esclarecer dúvidas, eu estarei cá!! BOAS NOTAS!!!!!

 
     
 

Sem comentários:

Enviar um comentário